• Produção de Conteúdos de Aprendizagem

  • Neste curso de Produção de Conteúdos de Aprendizagem serão abordados temas relacionados com a criação de recursos educativos para serem disponibilizados num Sistema de Gestão da Aprendizagem, como o Moodle. Serão estudadas ferramentas digitais para a produção de conteúdos tais como: Animoto, Podomatic, Youblisher, Timerime, Goanimate, Tondoo, Voki

    Dippity, Prezi e o Audacity. Para além destas ferramentas de uso para fins específicos serão estudadas ferramentas que permitem aglomerar todos os seus materiais de aprendizagem num único ficheiro (objeto de aprendizagem SCORM) e ainda a possibilidade de criação de percursos personalizados de aprendizagem (apresentações powerpoint, links, vídeos, textos em pdf, etc.) tais como o OfficeMix (gratuito), o UDUTU (gratuito) e o Articulate Storyline (comercial).

    O curso é disponibilizado online (não havendo horários fixos e sessões pré-agendadas) para que o formando possa seguir as lições e responder às atividades, terá sempre o acompanhamento de um dos tutores (Paula Peres, Lino Oliveira, Armando Silva ou Ângelo Jesus).

    Características do curso em formato e-Learning:

    - Não requer a presença dos formandos em sessões presenciais. O curso é integralmente em e-Learning;

    - O estudo de cada módulo do curso é feito de acordo com o ritmo de estudo próprio de cada formando;

    - Os materiais de estudo são fornecidos pelo e-IPP, através da plataforma e-learning e, são constituídos por vídeos, artigos científicos, manuais e trabalhos práticos;

    - O formando tem contacto com os formadores via email (sessões assíncronas);

    - A avaliação final do curso é obtida pela realização de trabalhos de avaliação de competências, desenvolvidos a partir de casa e enviados via email para o respetivo formador;

    - O acompanhamento dos formandos é constante e a disponibilidade dos formadores/tutores é diária;

    - O curso não tem horário de estudo pré-definido. O estudo é feito de acordo com a disponibilidade do formando. O curso tem apenas uma data de início e uma data de fim.

    Docentes e formadores
    Produzir os conteúdos de suporte a um curso online específico.

    MII.1 As ferramentas de produção de Conteúdos

    1.1. Características das ferramentas de produção de conteúdos

    1.2. As principais ferramentas online para a produção de conteúdos

    1.3. Animoto

    1.4. Podomatic

    1.5. Youblisher

    1.6. Timerime

    1.7. Goanimate

    1.8. Tondoo

    1.9. Udutu

    1.10. Dippity

    1.11. Prezi

    1.12. Audacity

    MII.2 – Criação de Objetos de Aprendizagem

    2.1. Boas Práticas na construção de conteúdos

    2.2. O OfficeMix

    2.3. O UDUTO

    2.4. O Articulate Storyline

    2.5. Como publicar o conteúdo (HTML,SCORM)

    2.6. Como integrar com o moodle

    Serão utilizados métodos de aprendizagem ativos, suportados no “Project based learning”, convidando a participação e intervenção do formando. Existirão sessões presenciais, síncronas e assíncronas ao longo dos vários módulos que compõem o plano de formação.

  • 1
    Online
    Para frequentar este plano de formação é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga), sistema de videoconferência (colunas de computador ou auscultadores + microfone ou auscultadores com microfone + webcam) e um browser (programa para navegar na web), como o Mozilla Firefox, o Netscape Navigator, o Google Chrome, o Safari ou o Opera.Saber navegar e pesquisar na Internet e conhecimentos básicos do Moodle e de informática na ótica do utilizador.