• Ferramentas de Publicação de Conteúdos na Web

  • Neste curso de ferramentas de publicação de conteúdos serão abordadas ferramentas web que possibilitam a disponibilização de conteúdos educativos online. Inclui temáticas tais como “a utilização do slideshare, youtube, dropbox e outras ferramentas em contexto educativo”.

    O curso é disponibilizado online (não havendo horários fixos e sessões pré-agendadas) para que o formando possa seguir as lições e responder às atividades. Terá sempre o acompanhamento de um dos tutores (Paula Peres, Lino Oliveira, Armando Silva ou Ângelo Jesus).

    Características do curso em formato e-Learning:

    - Não requer a presença dos formandos em sessões presenciais. O curso é integralmente em e-Learning;

    - O estudo de cada módulo do curso é feito de acordo com o ritmo de estudo próprio de cada formando;

    - Os materiais de estudo são fornecidos pelo e-IPP, através da plataforma e-learning e, são constituídos por vídeos, artigos científicos, manuais e trabalhos práticos;

    - O formando tem contacto com os formadores via email (sessões assíncronas);

    - A avaliação final do curso é obtida pela realização de trabalhos de avaliação de competências, desenvolvidos a partir de casa e enviados via email para o respetivo formador;

    - O acompanhamento dos formandos é constante e a disponibilidade dos formadores/tutores é diária;

    - O curso não tem horário de estudo pré-definido. O estudo é feito de acordo com a disponibilidade do formando. O curso tem apenas uma data de início e uma data de fim.

    Docentes e formadores
    Publicar e partilhar conteúdos de aprendizagem online.

    .1 As ferramentas de publicação de Conteúdos

    1.1. Características das ferramentas de produção de conteúdos

    1.2. As principais ferramentas online para a produção de conteúdos

    1.3. Youtube

    1.4. Vimeo

    1.5. Carbonmade

    1.6. Dropbox

    1.7. Blogspot

    1.8. Padlet

    1.9. Scribd

    1.10. Flickr

    1.11. Slideshare

    1.12. Linkedin

    Serão utilizadas métodos de aprendizagem ativos, suportados no “Project based learning”, convidando a participação e intervenção do formando. Existirão sessões presenciais, síncronas e assíncronas ao longo dos vários módulos que compõem o plano de formação.

  • 1
    Online
    Para frequentar este plano de formação é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga), sistema de videoconferência (colunas de computador ou auscultadores + microfone ou auscultadores com microfone + webcam) e um browser (programa para navegar na web), como o Mozilla Firefox, o Netscape Navigator, o Google Chrome, o Safari ou o Opera.Saber navegar e pesquisar na Internet e conhecimentos básicos do Moodle e de informática na ótica do utilizador.