• Comunicação e Tutoria Pedagógica

  • Neste curso de comunicação e tutoria pedagógica serão abordados temas relacionados com a identidade digital, as ferramentas de comunicação web e os processos de comunicação e tutoria.

    O curso é disponibilizado online (não havendo horários fixos e sessões pré-agendadas) para que o formando possa seguir as lições e responder às atividades, terá sempre o acompanhamento de um dos tutores (Paula Peres, Lino Oliveira, Armando Silva ou Ângelo Jesus).

    Características do curso em formato e-Learning:

    - Não requer a presença dos formandos em sessões presenciais. O curso é integralmente em e-Learning;

    - O estudo de cada módulo do curso é feito de acordo com o ritmo de estudo próprio de cada formando;

    - Os materiais de estudo são fornecidos pelo e-IPP, através da plataforma e-learning e, são constituídos por vídeos, artigos científicos, manuais e trabalhos práticos;

    - O formando tem contacto com os formadores via email (sessões assíncronas);

    - A avaliação final do curso é obtida pela realização de trabalhos de avaliação de competências, desenvolvidos a partir de casa e enviados via email para o respetivo formador;

    - O acompanhamento dos formandos é constante e a disponibilidade dos formadores/tutores é diária;

    - O curso não tem horário de estudo pré-definido. O estudo é feito de acordo com a disponibilidade do formando. O curso tem apenas uma data de início e uma data de fim.

    Docentes e Formadores
    Refletir sobre as identidades digitais e sobre os processos de comunicação online e presenciais.Utilizar as principais ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona.

    M1 A Comunicação Digital

    1.1 Identidade Digital

    1.2. Regras de Etiqueta online

    1.2 Siglas mais usadas na internet

    1.3 Dicas de comunicação web

    M. 2 As ferramentas de comunicação web

    2.1. Características das ferramentas de comunicação web

    2.2. As principais ferramentas web de comunicação

    2.2.1 Comunidades Sociais

    2.2.1.1. Facebook

    2.2.1.2. Wikispace

    2.2.2. Canais de Difusão em Tempo Real

    2.2.2.1. Twitter

    2.2.2.2. Google Hangout

    2.2.2.3. Skype

    2.2.2.4. MIKOGO

    2.2.2.5. GOGROK

    2.2.2.6. VoiceThread

    2.2.2.7. Anymeeting

    2.2.2.8. BigBlueButton

    M3. Tutoria Pedagógica

    3.1 Definições e conceitos

    3.2. Competências dos estudantes e professor/tutor

    3.3. Processo de Comunicação Pedagógica

    3.4. 1Barreiras à comunicação pedagógica

    3.4.2 Métodos Ativos na Aprendizagem de Adultos

    3.4.3. Material Pedagógico

    3.4.4. Personalização da Aprendizagem

    3.4.5. Currículo

    Serão utilizadas métodos de aprendizagem ativos, suportados no “Project based learning”, convidando a participação e intervenção do formando. Existirão sessões presenciais, síncronas e assíncronas ao longo dos vários módulos que compõem o plano de formação.

  • 1
    Online
    Para frequentar este plano de formação é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga), sistema de videoconferência (colunas de computador ou auscultadores + microfone ou auscultadores com microfone + webcam) e um browser (programa para navegar na web), como o Mozilla Firefox, o Netscape Navigator, o Google Chrome, o Safari ou o Opera.Saber navegar e pesquisar na Internet e conhecimentos básicos do Moodle e de informática na ótica do utilizador.