• Conceitos de formação Presencial, Online e Mista

  • Com este curso pretende-se a familiarização dos formandos com os principais conceitos que envolvem os processos formativos presenciais, online e mistos. Pretende-se ainda a familiarização com os principais ambientes de aprendizagem online, como o moodle ou o blackboard. O curso é disponibilizado online (não havendo horários fixos e sessões pré-agendadas) para que o formando possa seguir as lições e responder às atividades, terá sempre o acompanhamento de um dos tutores (Paula Peres, Lino Oliveira, Armando Silva ou Ângelo Jesus).

    Características do curso em formato e-Learning:

    - Não requer a presença dos formandos em sessões presenciais. O curso é integralmente em e-Learning

    - O estudo de cada módulo do curso é feito de acordo com o ritmo de estudo próprio de cada formando.

    - Os materiais de estudo são fornecidos pelo e-IPP, através da plataforma e-learning e, são constituídos por vídeos, artigos científicos, manuais e trabalhos práticos

    - O formando tem contacto com os formadores via email (sessões assíncronas)

    - A avaliação final do curso é obtida pela realização de trabalhos de avaliação de competências, desenvolvidos a partir de casa e enviados via email para o respetivo formador

    - O acompanhamento dos formandos é constante e a disponibilidade dos formadores/tutores é diária

    - O curso não tem horário de estudo pré-definido. O estudo é feito de acordo com a disponibilidade do formando. O curso tem apenas uma data de início e uma data de fim

    Docentes e formadores
    Definir o paradigma de formação mais adequado a um curso específico, incluindo a plataforma de gestão da aprendizagem.

    M1. Conceitos de Aprendizagem, e-learning e b-learning

    Conceito de Aprendizagem

    Modelos de Aprendizagem

    Educação de Adultos

    Processos para a motivação na aprendizagem

    Modos de Formação

    O e-Learning

    O b-learning

    Formação presencial versus Formação online

    Funções pedagógicas do professor

    Perfil de um tutor online: dimensão pedagógica, social, gestão, técnica

    Perfil de um estudante online

    MI.2 - Os ambientes de formação a distância

    Os sistemas de gestão da aprendizagem (LMS)

    Sistemas de gestão de aprendizagem comerciais

    Sistemas de gestão de aprendizagem gratuitos

    Características técnicas e de gestão dos sistemas de formação online

    Os Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE – Personal Learning Environment)

    Serão utilizadas métodos de aprendizagem ativos, suportados no “Project based learning”, convidando a participação e intervenção do formando. Existirão sessões presenciais, síncronas e assíncronas ao longo dos vários módulos que compõem o plano de formação.

    Após fazer o seu registo, deverá aceder à plataforma OpenED para poder inscrever-se no curso e visualizar os seus conteúdos:
    Link: http://www.opened.ipp.pt/mooc/ 

  • 1
    Online
    Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga), sistema de videoconferência (colunas de computador ou auscultadores + microfone ou auscultadores com microfone + webcam) e um browser (programa para navegar na web), como o Mozilla Firefox, o Netscape Navigator, o Google Chrome, o Safari ou o Opera. Saber navegar e pesquisar na Internet e conhecimentos básicos do Moodle e de informática na ótica do utilizador.